O VMC 2018/19, com formação e acompanhamento a partir da zona norte do país, vai ser lançado já no próximo dia 29 de setembro de 2018, no Centro Missionário de Águas Santas.
Quanto à zona sul, centrada na região de Lisboa, ainda não tem data confirmada para o inicio das atividades, mas é certo que o pontapé de saída vai ser dado na primeira quinzena do mês de outubro. A primeira reunião, para acolhimento, esclarecimento do projeto e inscrições, vai ser na Casa Regional dos Missionários da Consolata, nos Olivais (Lisboa). Em principio, as reuniões seguintes prosseguem no Centro Missionário Padre Paulino (Quinta do Castelo), no Cacém, onde está o coordenador nacional do VMC e outros animadores missionários.
Na última Assembleia Regional dos Missionários da Consolata, que decorreu em Fátima nos dias 10 e 11 de setembro, o padre Bernard Obiero partilhou com os presentes o seu contentamento com o aumento dos jovens que têm o sonho – e especialmente daqueles que conseguem concretizá-lo – de fazer uma experiência missionária em terras de missão. Ainda que seja de curta duração, esta “deixa marcas” para a vida e muitos deles, disse o coordenador nacional do VMC.
Este ano foi noticia o aumento dos grupos que partiram, com mais de 30 jovens a animadores, abraçando projectos missionários muito concretos, mas também do aumento do número de países que acolheram estes voluntários: Costa do Marfim, Angola, Moçambique, Tanzânia a Argentina.
De resto, foi anunciada uma novidade para o VMC 2018/19: a formação de um grupo também na zona centro, dinamizada e acompanhada pela animação missionária do Centro Missionário Allamano, da Consolata, em Fátima.
Albino Brás