Seminarista completa estágio pastoral

Seminarista queniano que está a completar o ano de estágio pastoral em Portugal, na comunidade dos Missionários da Consolata de Águas Santas, prepara-se para fazer a Profissão Perpétua e receber o diaconado

No próximo sábado, 03 de dezembro, pelas 19h00, Antony Malila Malwe fará a Profissão Perpétua na capela do Centro Missionário de Águas Santas, na Maia. A ordenação diaconal será no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, às 16h00, na Sé Catedral do Porto, numa celebração presidida por António Francisco dos Santos, bispo do Porto.

A ordenação diaconal será no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição

Antony Malila Malwe, 30 anos, nasceu no Quénia, em Kiongwani, Makueni, a cerca de 100 quilómetros de Nairobi. É o mais novo de seis irmãos, quatro rapazes e duas raparigas. É da tribo Kamba. Ingressou a 17 de agosto de 2006, aos 20 anos, no seminário dos Missionários da Consolata, em Nairobi. Aí fez o Propedêutico e os estudos de Filosofia. Seguiu para o noviciado em Moçambique, onde fez a Primeira Profissão dos votos temporários, a 26 de dezembro de 2011. Rumou à Europa, permanecendo entre 2012 e 2015 no Seminário Internacional de Bravetta para os estudos de Teologia, em Roma, Itália.

A Portugal chegou a 16 de novembro de 2015 para um ano de serviço, ou estágio pastoral. Tempo de experiência de comunidade, de maturidade pastoral e missionária, que o leva a solicitar a Profissão Perpétua e o diaconado, recebendo resposta favorável por parte da Direção-Geral dos Missionários da Consolata, em Roma.

Albino Brás