Missionários jovens da Região Europa estiveram reunidos na Polónia

28 padres e irmãos missionários da Consolata jovens que trabalham na Região Europa encontraram-se na Polónia durante uma semana para partilharem experiencias e visitarem alguns lugares significativos daquele país eslavo.

 

Adolphe Mulengezi

 

Os missionários jovens da Consolata que trabalham na Europa encontraram-se na Polónia para um encontro especial. O evento, organizado pela Região IMC Europa, e que decorreu de 2 a 7 de abril de 2024, acolheu 28 participantes de países como Moçambique, Colômbia, Quénia e Itália. O objetivo principal era criar um ambiente de comunhão fraterna, refletir sobre o vocação missionária e aprofundar a espiritualidade da Consolata.

 

Durante o encontro, os participantes partilharam as suas experiências de missão, visitaram lugares espirituais significativos, como o Santuário da Virgem Negra em Częstochowa, e viveram momentos de oração e reflexão. A diversidade de experiências enriqueceu a comunidade como um todo, sublinhando a importância da unidade para enfrentar os desafios do mundo atual.

 

Um momento significativo foi a visita ao campo de concentração de Auschwitz, que tocou profundamente o coração dos participantes, levando-os a refletir sobre o mal e a procurar respostas na ação e no testemunho.

 

Veja aqui o vídeo dos jovens missionários da Consolata reunidos na Polónia

 

O ponto alto do encontro foi a celebração do Domingo da Divina Misericórdia, durante o qual os jovens missionários celebraram uma missa solene na capela de Kielpin, juntamente com as famílias locais que os acolheram. O P. Luca Bovio, IMC, um dos pioneiros da missão na Polónia, presidiu à missa, encorajando os missionários a continuar a pregar o Evangelho com zelo.

 

O encontro terminou a 7 de abril com agradecimentos mútuos e votos de boa viagem. Os participantes regressaram às suas missões com renovado entusiasmo e determinação, prontos a difundir a mensagem do amor e da compaixão em todo o mundo.

Visita ao campo de concentração de Auschwitz, na Polónia

 

Este encontro de jovens missionários da Consolata na Polónia foi uma oportunidade preciosa para reforçar a comunhão fraterna, aprofundar a espiritualidade e renovar o empenho na missão de levar o conforto e a esperança do Evangelho a todas as pessoas.

 

O Irmão Adolphe Mulengezi, IMC, é um estudante congolês de Comunicação em Roma.