Os Missionários da Consolata (IMC) presentes no Continente Europeu têm uma nova organização jurídico-canónica. Acabaram as clássicas regiões e províncias (por países) e constituiu-se uma única Região Continental: a Região Europa.
A direção da nova Região Europa é constituída pelo padre Gianni Treglia (italiano), novo superior regional, pelo padre Ugo Pozzoli (italiano, nomeado vice-superior regional), e pelos padres Luca Bovio (italiano), Edwin Osaleh (queniano) e Bernard Obiero (queniano), conselheiros regionais.
Ao longo dos meses de maio e junho todos os missionários da Consolata que residem neste continente foram convidados a enviarem a sua indicação de voto, em envelope fechado, com vista à eleição do novo superior regional e respetivos conselheiros, para a Direção Geral do IMC, em Roma.
Numa primeira volta procedeu-se à votação para superior regional, seguindo-se, numa segunda ronda, a votação dos conselheiros. Finalmente, a nova direção da Região Europa, reunida na última semana de junho pela primeira vez em Turim, escolheu o vice-superior regional, que foi depois confirmado pela Direção Geral do IMC.
Nessa semana em que estiveram reunidos na Casa Mãe do IMC, em Turim, junto ao túmulo de Allamano e próximos do Santuário da Mãe Consolata, para se conhecerem melhor, rezarem juntos e receberem inspiração, juntaram-se também os superiores regionais que terminavam o seu mandato nos países que agora deixaram de ser regiões. O padre Michelangelo Piovano (Itália); o padre José Luis Pereira (Espanha) e o padre Eugénio Butti (Portugal). Todos eles apresentaram os relatórios de cada país e a nova direção reuniu para refletir e lançar algumas linhas programáticas para a nova Região Europa, mas ainda não divulgadas.
“Pedimos a todos para nos acompanharem com a vossa oração e juntos nos confiamos à materna proteção da Mãe Consolata e à intercessão do pai Fundador, o beato José Allamano”, pediram a todo o Instituto, no final do primeiro encontro, momento em que fizeram também a primeira foto da nova equipa da Região Europa.
Albino Brás