Livro mostra vasto trabalho da Igreja Católica em Moçambique

Publicação dá a conhecer as obras criadas pela Igreja Católica com o propósito de evangelizar, cuidar e educar. O livro abrange o período histórico iniciado com a celebração da primeira missa em Moçambique, em 1498, até aos dias de hoje, percorrendo assim mais de cinco séculos de evangelização, ao longo de 674 páginas

 

Texto: Juliana Batista

 

A diocese de Tete tem uma dimensão superior à de Portugal, e o seu bispo é o português Diamantino Antunes, um missionário da Consolata de 58 anos, natural de Leiria. O prelado está em missão em Moçambique há 26 anos, e no início do passado mês de fevereiro lançou mais um livro, intitulado ‘Dicionário global da história da Igreja Católica em Moçambique’. A nova obra dá a conhecer a “ação evangelizadora e de promoção humana realizada pela Igreja Católica em Moçambique em mais de 500 anos de história”, disse o bispo de Tete, em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA.

 

Através desta obra, os leitores “poderão conhecer um imenso trabalho de evangelização e promoção humana visível em inúmeras obras e instituições eclesiais, que ajudaram e ajudam na difusão das luzes da instrução, restituem a saúde aos enfermos e promovem o desenvolvimento e a paz”, referiu o missionário, destacando que o “contributo” da Igreja em Moçambique é vasto – “Ainda hoje são inúmeras as escolas, instituições de solidariedade social que estão sob a responsabilidade das dioceses e das paróquias e que prestam um serviço de qualidade à população, independentemente da sua pertença religiosa ou política”.

 

O livro pretende ser também “uma homenagem merecida aos protagonistas da evangelização – bispos, sacerdotes, irmãos leigos, irmãs e catequistas de todas as nacionalidades – que deram tudo o que tinham e sabiam para o bem do povo moçambicano”. O novo livro conta com 674 páginas, e com o prefácio escrito por José Eduardo Franco, diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa. Segundo Diamantino Antunes, além deste livro “estão previstos mais outros dois volumes complementares” – “um conterá a biografia dos missionários e missionárias que trabalharam em Moçambique e o último volume será uma história geral da Igreja Católica em Moçambique”.

Deixe a sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.