1 de janeiro 2025
Num 6, 22-27; Gal 4, 4-7; Lc 2, 16-21
O Senhor te seja favorável
1. “O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz”. São palavras da liturgia que a Igreja coloca nos nossos lábios neste novo ano que Deus nos concede. São votos da Igreja, mãe e mestra, que conhece perfeitamente o que mais nos é preciso. O essencial é que o Senhor verdadeiramente esteja no meio de nós e guie os nossos passos, porque o resto virá por acréscimo.
2. Nasce um ano novo. Como será ele? As previsões apontam para um ano ainda muito difícil. Há nuvens prenunciadoras de dias complicados. Sobretudo para os mais desfavorecidos. Não se vê o fim da crise dos refugiados, dos migrantes e o fim de tantas guerras, sobretudo na Ucrânia e na Terra Santa, em Moçambique, no Sudão.
Mas é um ANO JUBILAR. O Papa Francisco atravessou a porta santa na abertura do jubileu em 24 de dezembro de 2024. Somos Peregrinos de esperança.
Então caminhemos em balados na esperança em Deus e naqueles que lutam pelo bem dos povos. Sim, tenhamos esperança. Há tanta gente empenhada em vencer estas crises. Embora tudo seja inexoravelmente “devorado” pelo tempo, ficará para sempre o bem que realizarmos: todos os segundos – e são tantos – que vivermos no amor verdadeiro pelos outros fixar-se-ão na eternidade de Deus. Deus se compadeça de nós e nos dê a sua bênção para trilharmos sempre os seus caminhos e semearmos o bem nas nossas comunidades de vida.
3. Porque é habitado pelo próprio Deus, o tempo é sagrado. A história, a minha própria história não é uma série de acontecimentos sem sentido. É o espaço que me é concedido para realizar o projeto de Deus sobre mim. É fundamental, por isso, que o rosto sorridente de Deus resplandeça sobre nós. Deus sorri sempre. Somos nós que, por vezes, esmagados pela fadiga ou pela dor, não conseguimos levantar para Ele o nosso olhar. Aconteça o que acontecer, durante este ano, que Deus faça brilhar sobre nós o seu rosto misericordioso.
4. Seja também um ano abençoado pela Mãe de Deus e nossa Mãe. Ela nos dirá como acolher, à luz do Evangelho, os acontecimentos de cada dia. Ela nos ensinará a sorrir mesmo na adversidade, conservando e meditando, como Ela, a Palavra de Deus no nosso coração. Violência, ódios, guerras, arrogância e injustiças são infelizmente o pão de cada dia e podem desnortear a nossa vida. Precisamos de um acréscimo de esperança para que na responsabilidade pessoal e comunitária sintamos que é possível dar a volta a tudo isto. A todos nós é confiada a missão de abrir novos caminhos de fraternidade entre pessoas e entre povos para a construção de uma única família humana.
5. É o Dia Mundial da Paz. A paz, que os anjos anunciaram aos pastores na noite de Natal é uma aspiração profunda de todas as pessoas e de todos os povos, sobretudo de quantos padecem mais duramente pela sua falta. Diz o Papa Francisco na sua mensagem para este dia. “Que 2025 seja um ano em que a paz cresça! Aquela paz verdadeira e duradoura, que não se detém nas querelas dos contratos ou nas mesas dos compromissos humanos. Procuremos a verdadeira paz, que é dada por Deus a um coração desarmado: um coração que não se esforça por calcular o que é meu e o que é teu; um coração que dissolve o egoísmo para se dispor a ir ao encontro dos outros; um coração que não hesita em reconhecer-se devedor de Deus e que, por isso, está pronto para perdoar as dívidas que oprimem o próximo; um coração que supera o desânimo em relação ao futuro com a esperança de que cada pessoa é um bem para este mundo”.
PARA TODOS, OS MEUS VOTOS DE UM FELIZ ANO NOVO.
Darci Vilarinho
Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.
Deixe a sua opinião