A organização das Jornadas Missionárias Nacionais (JMN) de 2018 pretende que a edição deste ano seja muito mais que uma simples mudança de instalações: do Centro Pastoral de Paulo VI para a Casa dos Missionários da Verbo Divino. Inspirados no tema “Eu sou Missão”, a coordenação pretende atrair mais participantes e ajudá-los a descobrir o seu papel no dinamismo missionário da Igreja em Portugal.
Do programa das JMN 2018 destaca-se a presença do Dom Manuel Linda, bispo do Porto, que fará a abertura do evento na qualidade de Presidente da Comissão Episcopal das Missões e Nova Evangelização e do teólogo Juan Ambrósio, que vai dissertar sobre o tema deste ano: “Eu sou missão”. A tarde de sábado abre com seis Workshops, centrados nos temas: ”Igreja e diálogo”; “Missão e comunhão”; “Missão na Periferia”; “Todos, Tudo e Sempre em Missão”; “Ser Missão” e “Partilhar a Viagem”.
Para domingo está prevista uma Mesa Redonda, com vários intervenientes: “Que Igreja pretendemos? Para uma missão mais comprometedora”.
“Nestas Jornadas procuramos sair do eu e ir ao nós, da simples relação à partilha, da autorreferencialidade à alteridade. Elaboramos um programa para fomentar a procura, o sentido e o encontro, a empatia e não entorpecer o diálogo. Que fluam as perguntas e as respostas.”, escreve a organização do evento.
O tema escolhido para as JMN deste ano – “Eu sou missão” – enquadra-se na caminhada que os jovens e a Igreja estão a realizar rumo ao Sínodo de Outubro próximo, sob o tema “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Para inscrições e outras informações, AQUI
Albino Brás