É no dia 27 de abril de 2024 que se vão reunir todos aqueles que foram seminaristas ao longo dos tempos, nalgum dos seminários da Consolata em Portugal. O encontro vai-se realizar no Seminário de Fátima, casa que acolheu tantos rapazes na sua adolescência, e uma vez mais os volta a receber. Esta casa marcou a vida destes rapazes para sempre, e proporcionou amizades que ficaram para a vida.
Este será um reencontro muito especial para recordar, viver e reavivar elos de amizade que perduram ao longo de décadas. Os participantes terão a oportunidade de partilhar as histórias e experiências vividas no tempo do seminário, quando tudo era vivido com espontaneidade e intensidade.
Neste encontro podem participar também os familiares, os quais terão uma oportunidade de conhecer melhor a infância vivida em no seminário. Como diz o Carlos, um dos organizadores, «Podes contar as aventuras mais incríveis em que te empenhaste. Somente acessíveis a quem, como tu, viveu em comunidade. Eles, os teus familiares, não deixarão de nos revelar que, agora que és mais sisudo, mas que ainda conservas o espírito missionário que te moldou e que recordas com frequência a amizade que tens pelos teus companheiros. Mesmo que não os vejas há muitos anos, continuas a estimá-los e a orgulhar-te deles».
O Dom Diamantino Antunes, Bispo de Tete, também vai participar no encontro, será o Presidente da celebração eucarística e fará uma conferência missionária, como testemunho direto da Missão.
O grupo dos antigos vão concluir o encontro com a recitação do terço na capelinha, presidido pelo padre Pietro Plona, que foi formador de muitos dos alunos da Consolata.
PROGRAMA | 27 abril 2024| Missionários da Consolata | Fátima
09h00 Acolhimento (Centro Missionário Allamano);
09h30 Encontro de partilha e memória (Auditório)
11h30 Celebração da Eucaristia (Dom Diamantino Antunes)
12h30 Almoço partilhado (Ginásio) (memórias)
14h30 Testemunho Missionário, (Dom Diamantino) (memórias)
16h30 Visita ao cemitério e á Igreja Matriz de Fátima
17h30 Lanche no ginásio. (memórias)
18h30 Terço na Capelinha das Aparições.