Neste dia 13 de junho, foram eleitos o Vice-superior e os três Conselheiros Gerais do Instituto Missionário da Consolata (IMC). Fica assim completa a equipa que vai acompanhar o padre James Lengarin, queniano, ontem eleito como Superior Geral
Por Comunicação IMC
Na manhã desta terça-feira, 13 de junho, os 40 capitulares reunidos no XIV Capítulo Geral, elegeram os integrantes da Direção Geral que irá governar o Instituto Missionários da Consolata (IMC) no próximo sexénio 2023-2029.
Os eleitos são os padres Michelangelo Piovano, Vice-superior Geral, e os conselheiros gerais: Odhiambo Mathews Owuor, Juan Pablo De los Ríos Ramírez e Erasto Colnel Mgalama. Os quatro eleitos acompanharão ao padre James Bhola Lengarin, eleito ontem como décimo Superior Geral.
O Vice-superior Geral eleito é o padre Michelangelo Piovano, italiano, 68 anos, atual Vice-superior da Região Europa. Fez a profissão religiosa a 3 de setembro de 1978 na Certosa di Pesio (Itália) e foi ordenado presbítero no dia 23 de janeiro de 1982, em Cambiano (Turim). No início do seu ministério foi formador no seminário de Rovereto e depois animador missionário em Olbia e Turim (Itália). Em 1989 foi enviado como missionário para o Brasil onde foi vigário paroquial, animador e formador em São Paulo, e posteriormente formador em Curitiba. Foi Superior Regional do Brasil de 1999 a 2005. Por seis anos foi superior da Casa Geral em Roma. No seu serviço missionário na Europa esteve como Superior da Casa Madre (Turim), vice-superior e depois superior da Região Itália. Esteve por um ano na comunidade de Fátima (Portugal) e em 2022 foi eleito vice-superior da Região Europa.
O Segundo Conselheiro eleito foi o Pe. Odhiambo Mathews Owuor, queniano, 49 anos, atual Superior Regional da Ásia. Fez a profissão religiosa no dia 6 de agosto de 1999 em Sagana, Quénia, e foi ordenado presbítero a 15 de dezembro de 2005, em Chiga, também no Quénia.
Os seus primeiros anos de ministério foram no Quénia, na pastoral em Wamba e depois como Reitor do Seminário Teológico de Nairobi. A 20 de junho de 2014 integrou o grupo dos primeiros missionários que chegaram a Taiwán, na Ásia, onde esteve como ecónomo e superior da comunidade. Em 2019 foi eleito como conselheiro e em 2022 como Superior da Região Ásia.
O padre Juan Pablo de los Ríos Ramírez, colombiano, de 59 anos, foi eleito como Terceiro Conselheiro da nova Direção Geral IMC. Fez a profissão religiosa a 3 de janeiro de 1988 em Bucaramanga, Colômbia, e foi ordenado presbítero no dia 14 de agosto de 1993, em Manizales, Colômbia. Os seus primeiros anos de missionário foram como animador e superior em Valladolid, Espanha. Em 1996 foi destinado para a Coreia do Sul, onde ficou dez anos entre Ok-kil-dong e Guryong Maul. Em 2010 regressou à Colômbia, onde foi formador do Seminário Filosófico de Bogotá e depois na pastoral em Palma Roja (Equador), San Vicente del Caguán e Puerto Leguízamo, onde também esteve como administrador de ambos Vicariatos. Em 2022 foi eleito Superior Regional da Colômbia.
Padre Erasto Colnel Mgalama, tanzaniano, de 54 anos, é o quarto Conselheiro Geral. Fez a profissão religiosa no dia 5 de agosto de 1995, em Sagana, Quénia, e foi ordenado presbítero em 20 de julho de 2000, em Kibao-Mufindi, Tanzânia. Os seus primeiros anos como missionário foram vividos na Itália, como animador missionário em Turim. Em 2009 regressou à Tanzânia, onde foi reitor do seminário filosófico de Morogoro, Foi Mestre de Noviços em Morogoro e Superior da Região Tanzânia em três momentos: 2012 a 2016, 2019 a 2022 e 2022 até à atualidade.
SINAL E VÍNCULO DE UNIDADE
Segundo as Constituições do IMC, a Direção Geral é formada pelo Superior Geral e por quatro Conselheiros. “É a primeira comunidade do Instituto; deve distinguir-se pelo testemunho de vida, comunhão e empenho. É sinal e vínculo de unidade entre os missionários e as Circunscrições. Presta um serviço de animação e de direção, a fim de que o Instituto viva a sua fidelidade à vocação segundo o carisma do Fundador e desempenhe a sua missão na Igreja” (n° 116).
A nova Direção Geral sucederá à anterior direção, que animou e orientou o IMC de 2017 a 2023, conformada pelos padres Stefano Camerlengo, superior, James Lengarin (vice) e os conselheiros Godfrey Portphal Alois Musumange, Jaime Carlos Patias e Antonio Rovelli.
Em seus 122 anos de história, o Instituto Missões Consolata é hoje uma Congregação pluricultural e internacional contando com 906 missionários originários de 30 países e vivendo em 231 comunidades presentes em 29 países na África, América, Ásia e Europa.