Comunidades preparam festas em honra de Nossa Senhora da Consolata. Saiba quando e onde

As comunidades dos missionários e missionarias da Consolata em Portugal, assim com a grande Família Consolata, que partilha a mesma espiritualidade carisma,  convidam para as festas em honra de Nossa Senhora da Consolata. Os festejos deste ano vão ter início no dia 15 de junho em Águas Santas e terminam no dia 23 do mesmo mês no Cacém. Fique por dentro dos programas e participe

 

Texto: Albino Brás

 

Festas nas comunidades

Junho é o mês das festas dos santos populares, mas é também o mês das festas em honra de Nossa Senhora da Consolata Consolata. É um adia que se assinala na liturgia sempre a 20 de junho, mas a festa popular nas comunidades celebra-se habitualmente no fim de semana mais próximo, anterior ou posterior a essa data. Fique a saber mais pormenores quanto aos locais e programas das Festas da Consolata em Portugal desta ano.

 

ÁGUAS SANTAS: 15 e 16 de junho

A Comunidade dos Missionários da Consolata de Águas Santas, município da Maia, Porto, dá o pontapé de saída das festas da Consolata 2024. Estão marcadas para os dias 15 e 16 de junho. “Enviados a Consolar” é o tema escolhido para este ano. Os festejos têm início às 18h30 de sábado, dia 15, com uma Missa vespertina, animada pelo Coro Infantil da paróquia de Gueifães, Maia. Segue-se uma Procissão das Velas e, depois, um Jantar Convívio. Com início pelas 21h15, a noite fica musicalmente preenchida com os ‘E se…’, a ‘Tuna Feminina da Faculdade de letras da Universidade do Porto’ e o ‘DJ DarkWolf’.

O programa de domingo, dia 16, conta com uma Procissão, pelas 10h acompanhada pela Banda de Alfena, seguindo-se, pelas 11h, a Missa campal, que será presidida pelo padre José Barros, missionário da Consolata que reside na comunidade do Cacém e que este ano assinala as suas Bodas de Ouro Sacerdotais – 50 anos de ordenação. Para o almoço, a comunidade local oferece o caldo verde.

A tarde recreativa começa pelas 14h e conta com a animação destes artistas e grupos: TocaTocar, Rancho Folclórico Infantil da A.D.R. da Gandra, Mágico André de Castro, e dos More Dance. Com início marcado para as 17h, será um concerto da famosa banda ‘Per7ume’ a encerrar os festejos deste dia e das festas deste ano.

Como chegar: Missionários da Consolata, Rua Dª Maria Faria, 138, Águas Santas 4225-070 Maia.

 

OLIVAIS, Lisboa: 22 de junho

A comunidade IMC dos Olivais/ Lisboa vai ter a sua festa da Consolata na tarde do dia 22 de junho, sábado. Tem início marcado para as 17h, com a celebração de uma Missa campal presidida pelo padre Luís Tomás, missionário da Consolata que trabalhou nos últimos anos na Inglaterra, mas que recentemente foi destinado a Portugal, mais especificamente à comunidade da Consolata em Fátima. Após a missa segue-se um lanche ajantarado, que será partilhado. A comunidade local oferece o caldo verde.

Como chegar: Missionários da Consolata, Rua Capitão Santiago de Carvalho, 9 1800-048 Lisboa

 

 

 

 

 

 

CACÉM: 23 de junho

Com o tema “Peregrinos da Esperança”, a festa da comunidade do Centro Missionário Padre Paulino (Quinta do Castelo), no Cacém, está marcada para o dia 23 de junho, domingo. Do programa consta uma Procissão (10h30), seguida de Missa campal (11h15), que será presidida – tal como a da festa de Águas Santas -, pelo padre José Barros, missionário da Consolata que reside naquela comunidade, com motivo especial e ação de graças pelos seus 50 anos de ordenação sacerdotal.

Segue-se o almoço (13h), que é confecionado no local. Quem quiser pode trazer sobremesas de casa. Os comensais são convidados a darem uma contribuição livre para a missão. A tarde será de arraial, com muita música, danças e animação.

Como chegar: Centro Missionário Padre Paulino / Quinta do Castelo – Av. Cidade de Lisboa 2735-206 Cacém.

 

Outras celebrações festivas

Outras comunidades não têm programação especial para as festas da Consolata, tendo decidido festejá-la dentro dos horários litúrgico -pastorais normais dessas mesmas comunidades. É o caso de PALMEIRA, Braga, onde no mesmíssimo dia a ela dedicado – 20 de junho – celebram Missa solene na paróquia de Palmeira, presidida pelo padre Darci Vilarinho, missionário da Consolata agora na comunidade de Fátima mas que foi co-fundador da comunidade IMC em Palmeira, tendo trabalhado  nessa paróquia, onde a comunidade reside.

A comunidade de FÁTIMA tem prevista uma missa solene (11h30) no domingo 23 de junho, seguindo-se uma procissão com o quadro de Nossa Senhora percorrendo a avenida em frente ao antigo Seminiário da Consolata. 

A comunidade do ZAMBUJAL junta-se à organização e à festa da vizinha comunidade da Consolata do Cacém.

Todas as comunidades fazem uma caminho de preparação para as respetivas festas, com a oração da Novena à Consolata.

 

Nossa Senhora da Consolata

Nossa Senhora Consolata é o título mariano que dá nome a dois institutos missionários: os Missionários e as Missionárias da Consolata, por desejo do seu fundador, o beato José Allamano.

Porquê ‘Fundadora’? Allamano não se atribuía a si mesmo o título de fundador. Ele dizia que “Ela” – “A Consolata”, sim, era a fundadora.

Recordemos que Allamano foi reitor do Santuário da Consolata, padroeira da cidade de Turim, Itália, por 46 anos e foi dela que diz ter recebido a inspiração para fundar dois institutos missionários: os Missionários (em 1901) e as Missionárias (em 1910) da Consolata. De facto, não nos chamamos “Missionários de Allamano”, mas sim “Missionários da Consolata”.