Exposição apresenta dezenas de imagens do mundo marinho e alerta para a necessidade de proteger o meio ambiente
Texto Juliana Batista
A exposição “Mãe Nossa – No oceano” pode ser conhecida no Consolata Museu, em Fátima, até 22 de junho, depois de ter sido inaugurada no passado dia 22 de março. A mostra apresenta 20 fotografias de Nuno Vasco Rodrigues, biólogo marinho, fotógrafo de conservação premiado, e autor de dezenas de artigos científicos e de vários livros sobre fauna marinha.
“Através da fotografia, tento partilhar as maravilhas subaquáticas enquanto destaco as ameaças enfrentadas pelas espécies e ecossistemas marinhos hoje, especialmente como consequência das mudanças climáticas, pesca excessiva, destruição de habitat e poluição. Espero que, através das minhas fotografias, possa contribuir para a mudança de comportamento necessária para um futuro mais brilhante do nosso planeta”, explica no seu website o biólogo, que é também um mergulhador certificado, com mais de 1.500 horas debaixo de água em vários lugares do mundo, a maioria delas a estudar e a fotografar animais marinhos.
As imagens em exposição são acompanhadas por excertos do romance ‘O Diretor’ – o primeiro volume da trilogia ‘Mãe Nossa’– onde a escritora e historiadora Ana Filomena Amaral se debruça sobre a beleza do Oceano Atlântico, mas também sobre as ameaças que este enfrenta devido à ação humana. A exposição é organizada pelos seus autores e conta com o apoio do Consolata Museu e da sua liga de amigos.
Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.
Deixe a sua opinião