Comunidades da Consolata em Portugal celebram Canonização de José Allamano. Fique por dentro das iniciativas

A Família Consolata prepara-se para a Canonização do fundador de dois Institutos missionários: os Missionários da Consolata (IMC, 1901) e as Missionárias da Consolata (MC, 1910). E tudo vai acontecer num dia muito especial: 20 de outubro – Dia Mundial das Missões.

 

Texto: Albino Brás

 

O Papa Francisco não podia ter sido escolhido um dia mais adequado! Poucos saberão, mas o Beato José Allamano foi o principal promotor do Dia Mundial das Missões, a celebrar no próximo domingo, terceiro do mês de outubro. E é nesse mesmo dia que Allamano vai ser elevado aos altares, na Praça de São Pedro, em Roma.

 

PORTUGAL, PRESENTE!

Para participar e testemunhar este grande acontecimento eclesial, de Portugal estarão estes dias em Roma cerca de 80 peregrinos, entre padres missionários e irmãs missionárias da Consolata, assim como leigos consagrados, colaboradores, jovens, amigos e benfeitores desta grande Família Missionária da Consolata.

Em Roma irão encontrar-se com milhares de outros ‘filhos de Allamano’, vindos dos quatro cantos do mundo para esta grande festa; gente que aprendeu a admirá-lo, pela força do seu carisma e espiritualidade, especialmente nos continentes e países onde trabalham os IMC e MC. Além de participarem na celebração da canonização, na Praça de São Pedro, no Vaticano, em Roma, muitos irão depois visitar também os chamados ‘Lugares Allamanianos’, no norte da Itália.

 

CELEBRAÇÕES EM PORTUGAL

“Em os que ficam em Portugal, quê?”, – perguntam os que não podem deslocar-se a Roma. Nós respondemos!

As comunidades da Consolata em Portugal promovem algumas iniciativas para assinalar este importante acontecimento por terras lusas. Divulgamos os programas que chegaram à nossa redação:

 

ÁGUAS SANTAS – A comunidade de Águas Santas (Rua D. Maria Faria, 138 – Águas Santas, Maia) prevê uma Vigília Missionária, a ter lugar no sábado, 19 de outubro, pelas 21h15. No domingo, a partir das 8h, a comunidade convida a todos para acompanhar a transmissão da Canonização de Allamano, a partir de Roma. Pelas 11h, almoço partilhado (“podem levar almoço ou usar o grelhador”, indicam, no cartaz do evento). Segue-se uma tarde de convívio em família. Para acabar o dia em beleza, pelas 16h vai ser celebrada uma Missa em Ação de Graças a São José Allamano.

 

FÁTIMA – Dia 31 de outubro, quinta-feira, está prevista, na capela pública da comunidade (Rua Francisco Marto, 52, Fátima), uma Missa de Ação de Graças pela Canonização de Allamano. Vai ser presidida pelo Cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima.

 

CACÉM – A comunidade do Cacém (Quinta do Castelo, Cacém) reservou o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, para agradecer por um dos mais recentes: São José Allamano.

 

Do programa consta uma Missa de Ação de Graças, pelas 11h, presidida pelo padre Bernard Obiero. Segue-se, pelas 13h, um Almoço partilhado (informam que a comunidade oferece a sopa, bebidas e café). Os festejos terminam com algo que muito combina com outono e o mês de novembro: castanhas assadas. O Magusto está marcado para as 15h.

 

LISBOA-OLIVAIS: Na capela pública da comunidade dos Missionários da Consolata em Lisboa (R. Capitão Santiago de Carvalho, 9, Lisboa) decorre uma novena ao Beato Allamano (11 a 19 outubro). É feita todos os dias no final da missa diária (8h, de segunda a sábado). Quanto ao dia 20 de outubro, dia em que o Beato Allamano vai ser proclamado Santo, a missa dominical na capela da comunidade vai ser antecipada para as 8h30. De seguida, pelas 9h30, são todos convidados a acompanhar a transmissão da cerimónia da canonização, a partir de Roma, na TV do salão da casa. “Quem quiser partilhar connosco este momento de alegria, seja bem-vindo!”, informa a comunidade.

 

No entanto, o momento de celebração principal na comunidade IMC dos Olivais vai acontecer no dia 3 de novembro. Nesse domingo, além de celebrar em ação de graças pelo novo Santo da Igreja – São José Allamano, vai-se festejar os 25 anos de sacerdócio / bodas de prata sacerdotais do padre Manuel Magalhães, membro daquela comunidade. Ele mesmo irá presidir à Eucaristia, que nesse dia será celebrada excecionalmente ás 11h (e não à 9h, como habitualmente aos domingos). Segue-se um almoço partilhado, no salão (informam que a casa oferece sopa e bebidas). Uma dupla festa, portanto!

 

São José Allamano, um novo Santo Missionário que nos impulsiona a viver a missão com ainda maior zelo e fervor, na doação principalmente para aqueles que não conhecem Jesus que, como pedia o Fundador, devemos levar “na boca, na mente e no coração”.

São José Allamano, Rogai por nós!

 

Deixe a sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.