Leigos da Consolata de Portugal e Espanha encontram-se para fortalecer laços

Os Leigos Missionários da Consolata (LMC) estiveram reunidos em Alicante, Espanha. Os trabalhos tiveram início no passado dia 8 de agosto, e estenderam-se ao longo de quatro dias. O encontro contou a participação das comunidades espanholas de Elche e Málaga, e das comunidades portuguesas do Cacém e de Águas Santas. Os leigos foram acompanhados por três Missionários da Consolata – Gianni Treglia, superior regional, Bernard Obiero, conselheiro regional e José Luís, da comunidade de Málaga.

 

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a missão na Europa, começando com um momento de partilha e formação orientado por Jesua Piñare, da Cooperação Cáritas Espanhola, responsável pelo setor de mobilidade humana. O momento ficou marcado pela visualização das impactantes rotas de migração, pela partilha dos projetos desenvolvidos no terreno nas áreas de prevenção, acompanhamento e assistência à pessoa migrante.

 

 

O principal desafio lançado aos presentes foi o de continuar a ser uma voz ativa na defesa da verdade que acompanha estes migrantes, e um exemplo de solidariedade e de consolação. Outro momento de destaque foi a retrospetiva dos 20 anos de trabalho conjunto dos LMC na Europa através da Coordenação Europeia, e na projeção de um futuro com mais união, cooperação, partilha de vida e de vocação comum.

O encontro reuniu três dezenas de leigos missionários, e terminou com a celebração da eucaristia, na qual as comunidades foram desafiadas por Gianni Treglia a proporcionar espaços de testemunho da missão LMC (e dos missionários LMC), ao estilo daquele que é o fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, o beato José Allamano, que deixou o apelo – “Coragem e avancem com o Senhor”.

 

Texto: Viviana Nunes, Leiga Missionária da Consolata