Irmão Albino Henriques (1930-2023): ação e contemplação

O Irmão Albino Henriques, falecido dia 14 de outubro, fazia parte do primeiro grupo de candidatos que o padre João de Marchi acolheu em Fátima, em 1944

 

O irmão Albino Henriques faleceu neste sábado, 14 de outubro, aos 93 anos de idade (1930-2023). Depois de alguns meses bastante debilitado, o óbito deu-se no Hospital de Leiria.

 

O funeral do Ir. Albino terá lugar na próxima terça-feira, 17 de outubro, com missa às 11h na Capela do antigo Seminário da Consolata em Fátima.

 

O Ir. Albino pertencia à comunidade da Consolata em Fátima, que o acompanhava mais de perto.
Tendo celebrado este ano 70 anos de Profissão Religiosa, damos graças a Deus pelo dom que o Ir. Albino foi para a Família Consolata e a forma como se dedicou à missão e aos serviços que lhe foram confiados ao longo da sua vida religiosa e missionária, em diversas comunidades e missões de Moçambique, Itália e Portugal. De salientar que ele fez parte do primeiro grupo de candidatos *acolhidos pelo P. João De Marchi em 1944, em Fátima.

 

O Ir. Albino era um homem que conjugava de uma forma muito equilibrada o trabalho e a oração, a ação e a contemplação. Muito devoto de Nossa Senhora, frequentemente o víamos caminhando pelo jardim, em casa ou na capela com o terço nas mãos; vários por dia, rezava.

 

Deixamos os mais sentidos pêsames à sua família biológica e também à sua família religiosa, os Missionário da Consolata. Encomendamos nas mãos de Deus a alma do Ir. Albino para que lhe conceda o prémio dos justos e a sua alma descanse em paz.