No dia 28 de agosto a paróquia de Alqueidão (Figueira da Foz) prestou homenagem ao padre António Bernardino da Costa Gaspar, missionário da Consolata. Eis as palavras que lhe foram dirigidas:
“Sendo hoje um dia especial em que festejamos Nª. Srª. da Saúde, o Conselho Económico da Fábrica da Igreja quer aproveitar esta oportunidade para prestar uma homenagem de reconhecimento a um grande Homem.
Este homem entrou no coração da nossa comunidade paroquial há cerca de quatro anos.
Dedicado de corpo e alma a todos nós, em especial aos que mais precisam de uma palavra amiga, de uma bênção e um sorriso, ele oferece, de modo afável, através da sua presença amiga e fraterna muito da sua felicidade e o dom da sua palavra.
Esta partilha é feita sobretudo com os mais idosos, muitos dos quais experimentam o peso da solidão, vários deles até mais novos do que ele.
Devoto a uma causa nobre, mesmo com as suas evidentes dificuldades,
pois 82 anos são 82 anos, sente-se em casa aqui no nosso Alqueidão.
Foi Deus que o enviou para esta comunidade, num período de carências,
por isso te agradecemos, Deus nosso Pai.
Também ele está carente de forcas, mas apesar de tudo não desiste e continua partilhando com todos o que tem de melhor.
Sim, desistir não faz parte do seu vocabulário.
Está connosco há pouco tempo, mas parece que está entre nós há muitos anos. Por isso pedimos a Deus que lhe conceda pelo menos mais 20 anos de alegrias e serenidade.
Apresentamos, em nome da comunidade, esta placa que exprime o nosso reconhecimento e estima. A ele o nossos muito obrigado de coração”.
Na placa está escrito:
A este grande Homem, amigo,
Alqueidanense não de sempre,
mas para sempre.
Padre António Bernardino da Costa Gaspar
Com grande estima do Conselho Económico da Fábrica da Igreja
28/08/2016