Já são 33 anos que a Família Consolata celebra a festa do seu fundador com a peregrinação anual a Fátima. A peregrinação do ano 2023 vai ter um valor acrescido, pelo facto que se realizará com toda a pujança própria desta peregrinação, a qual tinha ficado “acabrunhada” com os desafios impostos pela pandemia.
O tema da peregrinação é o mesmo que foi escolhido pelo Papa Francisco para a JMJ 2023: «Maria levantou-se e partiu apressadamente». As milhares de pessoas que irão participar nesta peregrinação, são convidadas, desde já, para se tornarem peregrinos como Maria, meditar e caminhar com Ela.
Esta é uma Peregrinação de Família, uma família aberta e inclusiva. A grande Família Missionária da Consolata é formada por pessoas que estão unidas aos missionários e missionárias da Consolata pela amizade, conhecimento ou simpatia; por amor às missões, interesse pelas causas humanitárias que os missionários defendem e promovem; e pela devoção a Nossa Senhora da Consolata, seguindo a espiritualidade do Beato José Allamano. A Família Missionária da Consolata acolhe de braços abertos todos aqueles que se identifiquem com estes ideais.
Cultivar o espírito de família era uma prioridade para o fundador José Allamano, com eles insistia frequentemente: «O Instituto da Consolata é uma família. Vós sois todos irmãos: deveis viver juntos, preparar-vos juntos, para depois serem capazes de trabalhar juntos por toda a vida.»
Aceita este convite e junta-te a nós no dia 25 de fevereiro de 2023.
Programa do dia
09h30 Concentração em frente ao Seminário da Consolata
10h00 Saudação do Superior Provincial aos peregrinos
10h15 Via-Sacra missionária nos Valinhos
12h00 Conclusão da Via Sacra no Calvário Húngaro
Tempo para o Almoço
15h00 Ensaio de cânticos na Basílica da Santíssima Trindade
15h30 Celebração eucarística na Basílica da Santíssima Trindade
17h00 Saudação e consagração a Nossa Senhora na Capelinha