Começa o XIII Capítulo Geral do IMC
22/05/2017
Revitalização e reestruturação são as palavras-chave do XIII Capítulo Geral do Instituto Missionário da Consolata (IMC). Estarão representadas as 231 comunidades missionárias, presentes em 28 países

Revitalização e reestruturação são as palavras-chave do XIII Capítulo Geral do Instituto Missionário da Consolata (IMC) que começa em Roma, Itália, na manhã desta segunda feira, 22 de maio, com a oração de Laudes. À tarde haverá uma Missa de abertura presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano,cardeal Pietro Parolin.

Neste Capítulo Geral participam 45 representantes, de 18 regiões, em que os Missionários da Consolata se encontram, repartidos por quatro continentes: Europa, África, América e Ásia. Do total, 21 são africanos, 14 europeus e oito latino-americanos, em representação de 231 comunidades missionárias presentes em 28 países.

Um Capítulo Geral serve para verificar e programar a vida e ação do Instituto, examinar os resultados dos últimos seis anos e programar o futuro. Nele elege-se o Superior Geral e os seus colaboradores. A 5 de junho os capitulares vão escutar a palavra do Papa Francisco, num encontro previamente programado e que terá lugar no Vaticano.

Esta assembleia magna capitular vai estender-se até ao próximo dia 20 de junho, festa de Nossa Senhora Consolata, titulo mariano em quem o beato José Allamano se inspirou para fundar os Missionários e Missionárias da Consolata, em Turim, em 1901 e 1910 respetivamente.
O IMC conta hoje com cerca de mil membros entre padres e irmãos.

Albino Brás