Tarde de Poesia Natalícia em Fátima
05/12/2016
Decorreu no passado dia 3 de dezembro, no Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, a nona edição da “Tarde de Poesia Natalícia”

Intercalados por vários momentos musicais, foram declamados poemas por crianças do 1.º ciclo de Fátima que quiseram partilhar os textos de sua própria autoria.
 
Esta atividade pretende, através das crianças, chamar a atenção para o verdadeiro significado do Natal, dando a conhecer a notável coleção de presépios e Meninos Jesus desde o século XVI aos nossos dias que o museu conserva.
 
Esteve presente o Superior da Comunidade dos Missionários da Consolata de Fátima, padre Jaime Marques, que desejou um santo e feliz natal aos presentes, abençoou as crianças e lembranças oferecidas aos pequenos poetas. Por fim, falou da campanha “Compressa Amiga” que visa ajudar os milhares de crianças da Etiópia que são vítimas de queimaduras domésticas. Acrescentou ainda que esta campanha é também uma forma de homenagear o padre Carlos Domingos, o missionário português que faleceu em janeiro deste ano num fatídico acidente na Etiópia, para onde partira para ser administrador da missão de Gambo.
 
Texto: Gonçalo Cardoso
Foto: Fernanda Frazão
 
O Natal Feliz
 
Cai neve lá fora
Vou fazer o pinheirinho
Está a chegar a hora
Quero fazê-lo com carinho.
 
Uma fita brilhante
Muitas bolas cheias de cor,
Este dia importante
É de paz e muito amor.
 
No presépio vou colocar
O boi, a vaca e o pastor,
A Nossa Senhora e S. José
E Jesus Cristo O Redentor.
 
Neste dia de Natal
Vou com todos celebrar,
Mas o que é fundamental
É o que vamos comemorar.
 
Este dia é da família
Juntos vamos cantar
E os presentes abrir
Mas só depois do jantar.
 
Natal é alegria
Natal é partilha
Natal é amor.
 
Leonor Ribeiro - CI 05 – 3º ANO
Centro Escolar de Cova de Iria