Inaugurada exposição missionaria "Pelos Caminhos do Mundo"
01/10/2018
Foi inaugurada no sábado, 29 de setembro, em Guimarães, a exposição missionaria itinerante "Pelos caminhos do mundo". Uma iniciativa dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG)

Mais de uma centena de pessoas acorreu no passado sábado, pelas 11 horas, ao agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, em Guimarães, para a inauguração da exposição missionária. Provenientes de diversas partes do país, a maioria pertence as congregações missionárias, entre padres, irmãs e leigos. Contou também com a participação de funcionários da Escola.

O presidente dos Institutos Missionários ad gentes (IMAG), padre Adelino Ascenso, o arcebispo da arquidiocese de Braga, Dom Jorge Ortiga, a vice-presidente da Câmara municipal e demais representantes das autarquias locais, foram alguns dos convidados especiais do evento.

No discurso de abertura da exposição o padre Adelino Ascenso apresentou a obra, que é composta por diversos roll-ups com palavras alusivas à missão, peças artísticas e culturais dos diversos países do mundo, além de um jogo criativo que permite a interação com os participantes.  O missionário desafiou as pessoas presentes a não esquecerem que a fé é peregrina e nós somos um povo a caminho.

Por sua vez, o arcebispo Jorge Ortiga disse aos presentes que devemos ser «menos comentadores e mais atores na vida da igreja, para sermos verdadeiramente missionários».

«Estou convencido que hoje temos muitos comentadores, comenta-se muito, e é bom que todos tenham direito a ter a sua opinião. Mas penso que seja urgente inaugurar o ciclo dos atores, aqueles que querem efetivamente contribuir para uma sociedade diferente’’, referiu o prelado.

Esta exposição missionária, de entrada livre, é organizada pelos Institutos Missionários Ad Gentes, em parceria com entidades locais onde a mostra vai estar patente. A Exposição tem uns caris itinerante e percorrerá as 20 dioceses do país ao longo do ano missionário.

Texto: João Batista Amâncio
Foto: OMP