Mensagem dos missionários da Consolata presentes no CAM5
17/07/2018
Mensagem dos missionários e missionárias da Consolata (IMC-MC-LMC) participantes no Congressso Americano Missionário (CAM 5), na Bolívia

"América em missão: o Evangelho é alegria". Com este lema, a Igreja no Continente Americano se reuniu na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para celebrar o V Congresso Missionário Americano (CAM 5). Participaram no evento cerca de 3.000 delegados e convidados. A Família Consolata também esteve presente com 2 bispos, 6 padres, 4 irmãs e 4 leigos. Agradecemos a Deus por esta oportunidade de celebrar com toda a Igreja do Continente este Congresso que renova em nós o carisma da missão Ad Gentes para sermos testemunhas da alegria e da consolação de Cristo.

A partir deste grande encontro missionário, enviamos esta mensagem a todos os nossos irmãos e irmãs da Família Consolata que em muitas partes do mundo, com a palavra e a vida, testemunham a alegria do Evangelho, como proposto pelo Papa Francisco.

Estamos conscientes de que este anúncio da alegria se realiza em meio a situações que nos desafiam: a degradação do meio ambiente, situações de instabilidade no Continente, como a da Venezuela, pobreza, violência contra a mulher, violação dos direitos humanos, violência generalizada, entre outros. É precisamente por isso que estamos convencidos de que o anúncio da Boa Nova do Senhor na construção do Reino de Deus continua urgente.

O Congresso tratou de muitos temas importantes para a missão da Igreja. Em sintonia com as nossas reflexões capitulares e continentais, o evento lembra-nos alguns desafios essenciais para a nossa vida e missão:

a) O reconhecimento da mulher como importante agente evangelizador.

b) A formação das discípulas e discípulos missionários.

c) As opções pela Amazônia, os indígenas e os afrodescendentes.

O espírito deste Congresso nos convida a vencer o desânimo e a renovar a nossa esperança a fim de continuar a proclamar, com convicção, o Senhor Ressuscitado para toda a humanidade.


O profetismo do Bem-aventurado Oscar Romero, o espírito do Bem-aventurado José Allamano e a bênção da Nossa Mãe Consolata, nos acompanhem em nosso caminhar.
As missionárias e missionários da Consolata no CAM 5.

Ir. Maria Conceição Nascimento da Silva
Ir. Emma Eganda
Ir. Hannah Wambui Ndung’u
Ir. Marisa Soy
Ugo Gomes
Mariana Gomes
Jose Luis Andrade
Danmary Mujica
Dom Luis Augusto Castro
Dom Francisco Munera
Pe. Stefano Camerlengo
Pe. Jaime C. Patias
Pe. Micael Mutinda Munywoki
Pe. Robério Crisóstomo da Silva
Pe. Stephen Gichohi Ngari
Pe. Stanslaus Joseph Mnyawami