Padre Stefano divulga mensagem para a Festa da Consolata
12/06/2019
O superior geral dos Missionários da Consolata divulgou a habitual Mensagem para a festa litúrgica de Nossa Senhora da Consolata, celebrada na Igreja a 20 de junho

Dirigida aos “missionários, familiares, benfeitores e amigos”, o superior geral do Instituto Missionário da Consolata (IMC), com sede em Roma, divulgou a sua habitual mensagem por ocasião da festa litúrgica de Nossa Senhora da Consolata (20 de junho).

Intitulada “Maria, mulher da memória!”, a mensagem é um pouco longa (estende-se por quatro páginas), mas rica em conteúdo e reflexão.

O padre Stefano camerlengo começa por justificar a escolha para reflexão e oração do tema da ‘memória’ aplicada Maria. Foi um tema “sublinhado pleo Capítulo (Geral) e que todos nós valorizamos muito”, explica.

Ato seguido, Camerlengo deixa para reflexão temas como “Maria, mulher da Memória”, “Recordar para viver, para atualizar”, “Transmitir as coisas guardadas no coração”, “De Maria, mulher da memória: dois ensinamentos para nós!” e “Celebrar a memória da missão”.
Já na conclusão, o padre Stefano, desafia e convida os leitores a olhar mais para Maria e a aprenderem com ela. “Devemos aprender mais de Ti, Maria, como ser Igreja nesta transição de milénio”, conclui.
Finalmente, o atual superior geral do IMC, que vai já no segundo mandato, deixa algumas questões “para reflexão e para a oração pessoal e comunitária”, e termina a mensagem lançando um apelo - dirigido especialmente a todos os que têm cargos de responsabilidade nos países e comunidades do IMC -, para que se empenhem na preservação da memória histórica da vida e obra dos missionários e da missão realizada (recolha de testemunhos, documentos,…), “para que isso seja património e memória de todos”, conclui.  
Por ler a Mensagem na integra, AQUI.  

Albino Brás