Missionários da Consolata na Europa preparam Capítulo Geral
06/12/2016
Itália, foi o quartel geral da Assembleia Pré-Capitular do Continente Europa entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro

A Casa Geral dos Missionários da Consolata em Roma, Itália, foi o quartel geral da Assembleia Pré-Capitular do Continente Europa que ali se reuniu entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro com o objetivo de preparar o próximo Capítulo Geral da congregação que irá decorrer em 2017.

Este encontro contou a presença da biblista Donatella Scaiola que ajudou os presentes na oração e na reflexão, Iluminados por duas grandes figuras bíblicas: os apóstolos Paulo e Bernabé, que foram escolhidos como padroeiros do Instituto para o ano 2017.
 
Com o contributo de todos, o forte dos trabalhos consistiu em examinar as fichas do Projeto Missionário Continental, simplificando, corrigindo, procurando explicar melhor os conteúdos.

No último dia do encontro, o novo texto do Projeto Missionário Continental foi submetido à aprovação e depois de aprovado foi entregue à Direção Geral para que possa preparar o documento para o Capítulo, juntando estes contributos aos dos outros três continentes onde os missionários da Consolata estão presentes: África, América e Ásia. Esse trabalho de síntese será depois enviado a todos os missionários do Instituto.
 
Sonhar o Instituto que queremos
Das linhas de força que resultam do encontro, destacam-se as seguintes:

“A missão Ad Gentes na Europa deve ser o que motiva a nossa pastoral, a animação, a formação continua, o carisma, a economia e a nossa organização.”

“A importância de nos sentirmos parte de uma única realidade, a do Continente Europeu, a partir da qual queremos viver a nossa missão e também constituir-nos gradualmente como uma única entidade do Instituto. Junto a tudo isto, não deve perder importância o espírito, coração e alma que deve suportar todo o Projeto e que deve conduzir à conversão e revitalização, fruto dum renovado fervor pelo Senhor e empenho em viver em plenitude a própria vida.”

“É bom constatar que também os outros Continentes se encontram neste caminho, dando-nos esperança de chegar ao Capítulo com uma grande riqueza de pessoas e de projetos que são fruto do trabalho e reflexão de todos ao longo destes anos.”

“Não devemos ter medo de sonhar o Instituto que queremos, sem medo da novidade, do incerto e do desconhecido. É um momento de graça através do qual Deus nos fala e não devemos perder a alegria de evangelizar e de construir comunidade.”

Qualificar a Missão
O superior geral, padre Stefano Camerlengo, ajudou os presentes a refletir sobre o significado que este caminho Continental tem para o Instituto e sobre as bases deste mesmo caminho: “Unidade na diversidade, valorização das pessoas e qualificar a missão”.

O encontro concluiu com a celebração da eucaristia no dia da festa de S. Francisco Xavier, padroeiro das Missões, e foi presidida pelo padre Stefano Camerlengo.

Esta Assembleia Pré-Capitular foi preparada e orientada pelo padre Ugo Pozzoli, conselheiro continental, com a ajuda dos moderadores padre Antonio Rovelli e padre Luca Bovio, assim como do secretário padre Gigi Anataloni.

Nela participaram os padres Stefano Camerlengo, Dietrick Penda, Ugo Pozzoli, Salvador Medina, Marco Marini, Rinaldo Cogliati, Victor Kota, Eugenio Butti, José T. Matias, Danilo Cantillo, Piovano Michelangelo, Antonio Rovelli, Gigi Anataloni e Luca Bovio.

Albino Brás e José Matias