Bairro do Zambujal celebra festa em honra do padroeiro
07/05/2019
São José Operário apresentado como modelo de um homem justo, humilde e contemplativo, na compreensão do mistério de Deus. Evento foi aproveitado para assinalar o Dia da Mãe

A décima quarta festa em honra de São José Operário, padroeiro da comunidade do Bairro do Zambujal, na Amadora, onde os missionários e missionárias da Consolata estão presentes deste 2003, teve lugar no passado domingo, 5 de maio. O tema principal foi o do ano missionário: «Todos, tudo e sempre em missão».

Os andores de Nossa Senhora de Fátima e de São José Operário percorreram, com centenas de participantes, algumas ruas do bairro, numa procissão marcada pela oração e cânticos de louvor a simbolizar que somos todos peregrinos nos caminhos dos santos.

Após a procissão, seguiu-se a celebração da Eucaristia, que foi presidida pelo padre Simão Pedro, missionário da Consolata e coordenador da Pastoral Juvenil. Na homilia, o sacerdote sublinhou a necessidade de se ter paciência para conhecer e superar as nossas fragilidades e incapacidades humanas e ter São José como modelo de um homem justo, humilde e contemplativo na compreensão do mistério de Deus.

Pela primeira vez, a festa teve a nomeação das juízas, que são o pilar na organização do evento. Os festejos foram aproveitados para celebrar o Dia da Mãe, com trocas de mensagens e flores dos filhos para as mães. O almoço foi oferecido pela comunidade e a tarde foi preenchida com a atuação de vários grupos.

Geoffrey Menya