Curso Perdão e Reconciliação chega ao Algueirão
25/11/2016
São José vai ser a primeira paróquia do país a acolher este Curso

O Curso ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação, chega a Algueirão-Mem  Martins, Sintra. A paróquia de São José vai ser a primeira paróquia do país a acolher este Curso, que está marcado para o segundo e quarto fim de semana de janeiro de 2017, e vai ter lugar no Centro Pastoral de Mem Martins.

O Curso ESPERE está estruturado em dois conjuntos de módulos: o módulo «Perdão» será abordado no segundo fim de semana de janeiro: dias 13 (entre as 19h00 e as 21h30), e 14 e 15 (entre as 09h00 e as 18h00) de janeiro. Já o módulo «Reconciliação» estará em foco a 28 e 29 do mesmo mês, entre as 9h e as 18h.

Os promotores desta iniciativa explicam que as Escolas de Perdão e Reconciliação (ESPERE) são uma “ação de transformação pessoal, comunitária e social.”

Caracterizam-se por “uma metodologia inovadora, que abrange o pensar, o sentir, o agir e o transcender”, e dotam os participantes de “ferramentas e técnicas para poderem trabalhar e gerir emoções como a raiva, o ressentimento, o rancor e os desejos de retaliação, permitindo, pelo perdão, sarar e superar as memórias ingratas do passado.”. Este projeto parte do convencimento de que “sem Perdão e Reconciliação, não há futuro”. É o compromisso “por um mundo melhor”, afirma o coordenador nacional, padre Albino Brás. E acrescenta: “um cristão que não perdoa, não é verdadeiramente cristão”.

Cerca de 40 pessoas já fizeram o Curso ESPERE. Os últimos que foram realizados decorreram em Lisboa e no Porto, e tiveram lugar nas instalações dos Missionários da Consolata, principal instituição promotora das ESPERE, em parceria com os Leigos Missionários da Consolata (zona norte), as Escravas do Sagrado Coração de Jesus e algumas pessoas singulares, em regime de voluntariado.

Mais informações e inscrições (que decorrem online), AQUI.