Liturgia do Domingo de Ramos
14/04/2019
Sigamos os Seus passos

Is 50, 4-7; Fil 2, 6-11; Lc 22, 14-56

1. Vou preparar a minha Páscoa - Os discípulos perguntaram a Jesus: onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa? “Ide à cidade. Virá ao vosso encontro um homem com uma bilha de água. Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: o Mestre pergunta: onde está a sala, em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos”?
O Senhor quer celebrar a Páscoa comigo e contigo. Quer entrar na tua casa, sentar-se à tua mesa e comer do mesmo Pão. Limpa e adorna a tua casa para que Ele se sinta bem acolhido. Comunga da sua vida para que Ele comungue da tua. Boa Semana Santa.

2. Abre-se a semana santa por entre palmas e aclamações. Entremos com Cristo na semana santa da nossa vida. Carreguemos a nossa própria história e levemo-la até ao fim. Entremos no cortejo de Ramos, de palmas nas mãos, cantando hossanas. Vamos todos atrás de Jesus. Vem da sua pessoa uma atração irresistível, que desperta renúncias e doação total. A sua entrega salvará o mundo. E a oferta da nossa vida também. Ajude-nos o Senhor a seguir os seus passos, no caminho do calvário e na Páscoa de ressurreição.

3. A história de Jesus é a história da humanidade que Ele assumiu e redimiu. Em cada acontecimento da nossa vida há um aspeto que exalta e outro que crucifica. Andam juntos aclamações de triunfo e gritos de morte, glórias e fracassos. É por isso que o cortejo de Ramos é nosso. Hoje o Cristo sofredor é cada homem, carregando o peso da vida. É mistério pascal a nossa caminhada, ao ritmo dos passos de Cristo. Nesta semana santa da minha vida, à espera da glória da Ressurreição, vou seguindo os seus passos, na certeza de que a minha cruz adquire valor se for unida à sua Cruz redentora.

Darci Vilarinho