Conselho Continental da Europa: Revitalização e Reestruturação
24/01/2019
Os membros do Conselho Continental dos Missionários da Consolata, formados pelos superiores IMC da Europa e pelo Conselheiro Geral da Europa, reuniram na comunidade da Consolata, em Milão, Itália, nos dias 21 a 24 de janeiro

O encontro, que aconteceu em clima fraterno, tratou de diferentes temas sobre o futuro da nossa presença missionária na Europa, no que diz respeito à revitalização do nosso Instituto e à sua reestruturação no velho Continente.

No primeiro dia do encontro esteve connosco o nosso Superior Geral, padre Stéfano Camerlengo, que deu algumas instruções importantes para levar em conta nesse processo.

Também analisámos cuidadosamente as valiosas contribuições que os missionários enviaram por escrito ao Conselho Continental, com indicações e sugestões a ter em conta quanto ao futuro da nova região da Europa. No final, escrevemos, como Conselho, duas cartas; uma carta dirigida à Direção-Geral, para solicitar a aprovação da nova Região da Europa, e outra destinada a informar cada missionário sobre o pedido e modalidade de como queremos transitar para esta nova realidade.

Também se apresentou ao Conselho um projeto no âmbito da imigração, que diz respeito a todo o continente, dividido em diferentes etapas, e que estaria localizado na fronteira sul da Espanha. Estamos convencidos de que este projeto, na linha do Ad Gentes na Europa e nos moldes do que já está a ser feito no sul da Itália, será um sinal profético de forte testemunho e compromisso missionário que dará vida e revitalização aos missionários do continente.

Por fim, considerámos a realidade do pessoal nas nossas comunidades e o modo de responder às situações que apresentam maior urgência, agora e a médio prazo.

Agradeço, em nome de todos os membros do Conselho, pelo excelente acolhimento que recebemos por parte do superior da casa, padre Giovanni Marconcini.

Saudações a todos por parte do Conselho Continental.

José Luis Pereyra Quintián, padre, Superior da Delegação de Espanha dos Missionários da Consolata