Missão com ecologia integral
11/11/2017
Assembleia dos animadores missionários Ad Gentes

A Casa das Irmãs de S. José de Cluny, em Torres Novas, acolheu esta Assembleia anual com a participação de meia centena de membros de Institutos Missionários Ad Gentes, incluindo também Superiores Maiores (Gerais e Provinciais), bem como o diretor das Obras Missionárias Pontifícias.

‘Laudato Si’

A Prof Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, falou da encíclica ecológica do Papa Francisco, a ‘Laudato Si’, propondo a mudança do nosso estilo de vida que produz muitos agentes poluentes, ataca a biodiversidade e gera pobreza. Referiu a recente onda de incêndios e a seca que vitimam Portugal como indicadores de uma ecologia atacada. Propôs um olhar para a Agenda 20-30 da ONU para um desenvolvimento sustentável.
O P. António Martins, da Universidade Católica, lançou o desafio da conversão ecológica – proposto pelo Papa Francisco -, com a adopção de um estilo de vida mais simples, um estilo profético-cristão de cuidado da vida, pois a vida é um circuito de interdependências.

IMAG, ANIMAG E MISSÃOPRESS

Houve tempo para reuniões dos Provinciais IMAG e das Zonas ANIMAG que proporcionaram, mais tarde, uma reunião conjunta. Da partilha, destacaram-se a realização de Semanas Missionárias de norte a sul do país, a vivência do Outubro Missionário, as Jornadas Missionárias Nacionais, o Curso de Missiologia. Houve ainda partilhas sobre o Festival da Missão realizado em Bréscia e o V Congresso Missionário Americano a realizar na Bolívia. A direcção da MissãoPress salientou a publicação conjunta de textos nos diversos jornais e revistas.

‘Despedida’ de D. Pelino

D. Manuel Pelino, a terminar funções de Bispo de Santarém, falou de Francisco como um Papa ecológico, a pedir a tal cultura do cuidado e do encontro num mundo marcado pelo descarte, o abandono e a indiferença. Presidiu à Eucaristia de encerramento, pedindo mais e melhor Missão, em nome de uma ecologia integral.

Conclusões

Como conclusões, os participantes, além de compromissos ecológicos, dispõem-se: a ajudar mais as dioceses na criação e/ou dinamização dos Centros Diocesanos Missionários; a incentivar mais sacerdotes, Religiosos/as e Leigos a participar no Curso de Missiologia e Jornadas Missionárias; a divulgar mais o ‘Guião Missionário’; a insistir com a Faculdade de Teologia para o regresso da Missiologia ao curriculum do Mestrado Integrado; a dar o maior contributo para que se apronte a nova Exposição Missionária itinerante; a fazer de Outubro de 2019 um grande mês missionário, marcado por um Congresso e outros momentos fortes de Missão.
A próxima Assembleia Anual dos ANIMAG vai realizar-se de 6 a 9 de Novembro de 2018.

Tony Neves