Liturgia da Solenidade da Ascensão do Senhor
02/06/2019
Com Jesus sobe a nossa humanidade

Act 1, 1-11; Ef 1, 17-23; Lc 24, 46-53

1. Sobe aos Céus o nosso Redentor. Elevado na cruz, elevado na glória. Jesus retomou o esplendor da sua divindade. Junto do Pai, qual Sacerdote eterno e único mediador entre Deus e os homens, Cristo intercede por nós. No coração do Pai prepara um lugar para cada um de nós. Cumpre-se a sua promessa de nos introduzir a todos no seio da Santíssima Trindade. Efetivamente, com Cristo, subindo ao Céu, vai toda a nossa humanidade, por Ele redimida e reconciliada com o Pai. “Quero que, onde Eu estiver, estejais vós também”. E acrescentou: “Vou preparar-vos um lugar”.

2. Antes de partir recomendou: “Ide pelo mundo inteiro, anunciai a minha Boa Nova, fazei de todos meus discípulos”. São inseparáveis a Ascensão e o envio dos Apóstolos. Na pessoa deles é enviada a Igreja inteira. Jesus envia-nos, acompanha-nos e encoraja-nos na nossa caminhada para que continuemos a sua obra. Não somos voluntários espontâneos. Somos “discípulos missionários”, enviados por Ele com a missão especialíssima de testemunhar a sua ressurreição. “Ide e ensinai”, continua a pedir-nos, as coisas que vos ensinei. Proclamai com a palavra e com a vida que Deus é amor e mais não quer senão que o amor se difunda e incendeie toda a humanidade.

3. A Igreja existe para comunicar o Evangelho. Hoje é o Dia das Comunicações Sociais na Igreja. Toda a Igreja é chamada a comunicar o Ideal do Evangelho e os valores que dele derivam. Missão é Comunicação do Evangelho. Há dois mil anos que a Igreja o faz, mas a maioria das pessoas continua a não conhecer nem praticar os valores contidos no Evangelho. Por que será? Por não haver quem anuncie?  Por não haver quem o testemunhe? Há que sacudir as nossas vidas e proclamar ao mundo a nossa fé.
Toda a humanidade é chamada à glória eterna. Foi por isso que nos mandou pelo mundo além a convocar toda a gente para o seu Reino. A Igreja, que somos todos nós, é a divina continuadora da missão de Jesus. Repito: nós somos os continuadores da sua missão. Sentimos nós essa responsabilidade que assumimos com o nosso batismo e a nossa confirmação? Intercedei por nós, ó Senhor, para que a nossa humanidade unida à Vossa divindade dê frutos de vida eterna.

Darci Vilarinho