Aniversário da fundação celebrado na Quinta do Castelo
25/01/2017
Centro Missionário Padre Paulino assinala data da fundação dos Missionários e das Missionárias da Consolata
A tarde fica preenchida por vários testemunhos missionários

O Centro Missionário Padre Paulino (CMPP, Quinta do Castelo), no Cacém, convida para a celebração aniversária dos dois institutos missionários fundados pelo Beato José Allamano: os Missionários da Consolata (29 de janeiro de 1901) e as Missionárias da Consolata (29 de janeiro de 1910).

O encontro, de entrada livre, realiza-se este domingo, 29 de janeiro, no CMPP e conta com um programa diversificado. Tem inicio 12h30, com celebração da eucaristia, no salão Allamano, animada pelos Leigos Missionários da Consolata e presidida pelo padre Elísio Assunção, que este ano celebra as bodas de ouro sacerdotais.
 
Segue-se, pelas 13h30, um almoço partilhado. A organização informa que “as comidas, bebidas e sobremesas ficam a cargo dos participantes”. Já a sopa, “é oferecida pelo Centro”, explica.

A tarde fica preenchida por vários testemunhos missionários (15h00), focados na vida missionária e na experiência carismática de Allamano e da Consolata. Segue-se um dos momentos altos deste encontro: a inauguração da Sala Padre Paulino, que reúne memórias deste missionário da Consolata, que dedicou boa parte da sua curta vida missionária (faleceu de acidente em 1999, na África do Sul) a este Centro, no trabalho como animador missionário e um dos grandes impulsionadores do movimento dos Jovens Missionários da Consolata. Este momento será enriquecido com testemunhos de quem com ele privou. Além disso, a organização do encontro pede aos participantes, especialmente aos Leigos da Consolata, para trazerem “objetos marcantes que se relacionem com o padre Paulino”, e a sua missão, com o objetivo de serem expostos na sala que vai ser inaugurada em sua memória.
 
As atividades terminam com um momento de diálogo e partilha de informações úteis para toda a Família Consolata, em especial as relacionadas com a preparação da 27ª Peregrinação Missionária da Consolata a Fátima, que vai ter lugar já no próximo dia 18 de fevereiro deste mesmo ano, com o tema “O Senhor fez em mim maravilhas”, integrada nas celebrações do Centenário das Aparições.

Albino Brás