Liturgia do 4º Domingo de Páscoa – Ano A
07/05/2017
Qual é o meu projeto de vida?

Act 2, 14-41; 1Ped 2, 20-25; Jo 10, 1-10

Jesus anuncia que é Ele a porta para encontrar a felicidade. Por quais caminhos? Os que Ele nos indica. Na vida há que fazer escolhas. Hoje é dia mundial de oração pelas vocações. O que é a vocação? É responder a um chamamento, é entender que projeto de vida Deus tem para mim, qual o meu lugar no grande mosaico da humanidade e na Igreja. É belo ter a consciência de que, como cristãos, somos parte essencial de um grande sonho de amor, e é maravilhoso poder contribuir para o realizar. Cada qual tem o seu caminho. É importante descobri-lo. Mas uma coisa é simplesmente ajudar os outros, outra coisa é deixar tudo e partir para partilhar com os mais pobres, em nome de Cristo, esperanças e sonhos. Qual é o teu projeto de vida?

Cordeiro e Pastor – É o dia do Bom Pastor. O Cordeiro pascal tornou-se nosso Pastor. Com a sua morte e ressurreição congregou à sua volta as ovelhas dispersas para que se forme um só rebanho. Entrou pela porta estreita da nossa fragilidade, entregou-nos uma chave de ouro para abrirmos a porta que dá acesso para a vida e para o Pai. Não há outro Pastor que nos possa guiar nem outra porta pela qual possamos entrar. “O Senhor é o meu Pastor, nada me pode faltar”.

O meu projeto de vida - Que bom podermos na nossa caminhada ouvir a voz do Bom Pastor, sermos chamados pelo nosso nome, experimentarmos a sua predileção. Dia mundial de oração pelas vocações. Rezar pelas vocações de especial consagração na nossa Igreja é também rezar pela minha própria vocação. É procurar entender que projeto de vida tem Deus para mim, qual o meu lugar na Igreja e na sociedade.
Haja pastores no mundo com a voz, a dedicação e o coração deste Pastor para guiar a humanidade até às águas refrescantes.
Haja pastores e missionários à imagem do Bom Pastor que dediquem a sua vida ao anúncio do Evangelho e à construção de comunidades apostólicas.
Haja jovens e adultos generosos que no meio das vozes do mundo saibam reconhecer a voz deste Pastor e seguir humildemente os seus passos. Não ficarão desiludidos.

Darci Vilarinho