Liturgia do 4º Domingo Comum – Ano A
29/01/2017
Onde está a felicidade?

Sof 2, 3-13; 1Cor 1, 26-31; Mt 5, 1-12

Diz Jesus no Evangelho deste 4º Domingo Comum. “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram… os humildes… os que têm fome e sede de justiça…
os misericordiosos… os puros de coração… os que promovem a paz…”

Onde esta a felicidade?  O mundo diz: na abundância de bens, na conquista do poder, nos prazeres, glórias e poderios deste mundo. Jesus diz: na pobreza de coração, na misericórdia e na mansidão, na alegria que nasce de dentro, nos esforços pela justiça, pela reconciliação e pela paz..

Jesus diz: felizes os pobres em espírito, porque deles é o reino de Deus. As pessoas dizem: felizes são os que têm dinheiro – muito dinheiro – e sabem usá-lo para comprar influências, comodidades, poder, segurança e bem-estar. Porque – dizem eles - é o dinheiro que faz andar o mundo e nos torna mais poderosos, mais livres e mais felizes.

Jesus diz: felizes os mansos de coração… O mundo diz: felizes são aqueles que sabem responder na mesma moeda, que replicam com uma violência ainda maior, porque só a linguagem da força é eficaz para combater a injustiça….

Quem tem razão? Que Jesus nos faça entender o absurdo da nossa lógica, que é mesquinha e egoísta, e nos faça entender a lógica do Evangelho que passa pela misericórdia e pelo perdão, pela humildade e pela mansidão. Como é rico e consolador possuir um coração capaz de compadecer-se, que ama sem limites, que se deixa tocar pelos sofrimentos e alegrias dos outros e que é capaz de estender a mão aos que caem ou aos que erram!
Como é bonito e enriquecedor possuir um coração honesto e leal, manso e humilde, que não pactua com o engano, a mentira ou a falsidade. Que recusa aceitar a violência como a lei do mais forte, mas trabalha pela paz e reconciliação entre os homens.
Só estes possuem o espírito das bem-aventuranças. Só estes são discípulos de Jesus e só deles é  que é  o reino dos céus.

Darci Vilarinho